Fraude no INSS: Mais de 300 Mil Beneficiários Procuram os Correios
Situação Atual
Mais de 300 mil aposentados e pensionistas do INSS procuraram os Correios desde sexta-feira (30) devido a descontos indevidos em seus benefícios. A última atualização dos números foi às 18h de terça-feira (3). Os Correios esclarecem que o atendimento prioriza aqueles com descontos associativos, enquanto solicitações sobre empréstimos são de responsabilidade do INSS.
O atendimento presencial, disponível em mais de 5 mil agências, visa auxiliar quem tem dificuldades com canais digitais como o aplicativo “Meu INSS” ou a central telefônica 135.
Serviços Disponíveis nos Correios
- Consultar se houve algum desconto no benefício;
- Contestar descontos não autorizados;
- Confirmar se algum desconto foi autorizado;
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
- Analisar documentos enviados por associações;
- Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
Calendário de Pagamentos
Os valores começaram a ser devolvidos pelo INSS em 26 de maio e os pagamentos devem se estender até sexta-feira, 6 de junho, juntamente com o pagamento regular dos benefícios. Serão reembolsados R$ 292 milhões aos beneficiários.
Fonte
Publicado originalmente em: 4 de junho de 2025 às 1:02 PM
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Análise e Impactos Financeiros
A devolução de R$ 292 milhões a mais de 300 mil aposentados e pensionistas devido a descontos indevidos apresenta impactos financeiros relevantes. Para os beneficiários, a restituição é um alívio financeiro, mas a situação expõe fragilidades no sistema. No mercado financeiro, a notícia pode afetar a confiança na administração pública e na segurança de dados, impactando investimentos. Em termos econômicos, o impacto no PIB e na inflação é insignificante, mas a repetição do evento pode gerar instabilidade. A eficiência na resolução do problema pelo INSS e Correios é crucial para minimizar impactos negativos.